Menopausa

Menopausa é o período em que a mulher deixa de menstruar devido a diminuição de estrogênio e progesterona, além de outros hormônios como a dehidroepiandrosterona. Tanto o estrogênio como a progesterona apresentam mais de 400 funções em nosso corpo, sendo uma delas proteção cardiovascular.

Logo que se iniciou a terapia de reposição hormonal, houve efeitos colaterais, inclusive o aumento do risco de câncer de mama. Porém o que não se comenta é que os hormônios usados eram sintéticos (extraídos de éguas prenhas) isto é, com a estrutura molecular diferente da nossa.

Agora imaginem só, se hormônios fossem cancerígenos, não estariam os jovens em seus ápices hormonais, “cheios de tumores”?

Há um monopólio das indústrias farmacêuticas e só é lucrativo quando o produto é patenteado, isto é, criar uma substância diferente das existentes na natureza. Substâncias bioidênticas (iguais as que produzimos) podem ser comercializadas por todos e isso não é lucrativo.

A diminuição da produção hormonal na mulher pode causar:

  • ondas de calor
  • flacidez mamária
  • dor na relação
  • menstruação irregular
  • pele seca
  • queda de cabelo
  • ganho de peso
  • alteração de humor
  • depressão

Hoje considero um marco para o envelhecimento abrupto da mulher quando entra no climatério e menopausa. Então quando bem analisada a paciente, pensando riscos e benefícios, a modulação hormonal quando bem indicada pode ser um trunfo para se ter uma longevidade saudável e com qualidade de vida.

“Na minha rotina diária, ouço pacientes menopausadas frustradas com opiniões médicas contra reposição hormonal. Mas eu me questiono quanto às atitudes dos profissionais pois o que vejo é que simplesmente eles falam: “É da idade…”, Vai passar…”, “Dá câncer…”, “Aguenta firme…” Porém não fazem nada e a qualidade de vida fica péssima. Sem libido e sem vontade de viver.

Deprimida, com perda de massa magra, auto estima baixa e muitas vezes as pacientes se questionam se é o fim, que neste momento é só esperar o envelhecimento, sem energia, com perda de memória, sem sexo adequado e ganhando peso.

Eu vejo a vida nesta fase de forma diferente. Há muitos tratamentos que beneficiam a mulher em todos os sentidos. Infelizmente a maioria dos médicos não tem tolerância e querem terminar a consulta de forma rápida e se livrar das queixas.

A minha paixão é tratar mulheres nesta fase e acho que a maioria tiveram algum ganho com os meus tratamentos. Saber ouvir e compreender é um dom. Avaliar com sabedoria e com ética é o mais importante para ter sucesso.” – Dra. Elaine Morch.

Fonte:
The History Of Hormone Replacement Therapy (HRT)
Hormone replacement therapy may prevent heart attacks in women under 60, analysis of 23 studies concludes
Why Aging Women Need Testosterone
WHI Updated Analysis: No Increased Risk of Breast Cancer with Estrogen-Alone